quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

CONTOS DE DON ALFREDÃO: "O Chupa-Cabra Anti-Capitalista"

__________________________________________________________________________
Obs.:A história é fictícia, não condiz com o processo econômico real do município de Alfredo Chaves-ES

Nem todos sabem, mas Alfredo Chaves é um dos grandes produtores de banana, café e leite. Tem uma agropecuária auto-sustentável, mas nem sempre foi assim, no começo o município tentou a criação de caprinos para produção de laticínios, porém, fracassou e a pecuária bovina alavancou e é muito bem desenvolvida atualmente.

Descubra abaixo em mais uma estória de Don Alfredão qual foi o empecilho para a pecuária caprina.

Em meados de 1900 e televisão a lenha, o município de Alfredo Chaves tentava implantar a criação de cabras para produção de laticínios, pois, tinha uma geografia favorável e beneficiada pela vasta hidrografia que facilitava as lavouras que poderiam manter a alimentação das cabras. Assim, todos os fatores teoricamente estimulavam os fazendeiros que seria um bom investimento, incentivo fiscal, visitas de profissionais especializados na pecuária caprina, ou seja, tudo que poderia levar o município a destaque nacional.

Mas quando tudo parecia estar a favor do vento, um cataclismo vinha de encontro aos planos do município, mas na altura dos acontecimentos ninguém sabia ainda o que estava por vir.

Com toda certeza vocês ai já ouviram falar no famoso “Chupa-cabra” então, esse foi o empecilho que o município teve para a criação de cabras. Como várias fazendas já estavam criando em média 300 cabeças por hectare, o prejuízo foi incalculável. Diante deste cenário totalmente contrário ao que havia sido planejado, o município acabou desviando seus interesses comerciais para o cultivo de banana e pecuária bovina já que esta ultima não era alvo do temido chupa-cabra.

Don Alfredão foi um dos fazendeiros que teve a aterrorizante visita do “Chupa-cabra” e descreveu em poucas palavras as características do ataque desta aberração da natureza.

Primeiramente ele só ataca cabras, não suga o sangue, mas sim o leite dela, a cabra permanece viva, mas como o poder de sucção do chupa-cabra é poderoso, a glândula mamária do animal é arrancada e com este trauma a produção de leite é cessada, tendo assim que ser sacrificado o animal.

Don Alfredão conseguiu instalar um aparelho fotográfico movido a palha de café que produzia boas fotos apesar da época e assim capturou a imagem que pode ser vista abaixo.


Obs.: Não colocamos a imagem exposta, pois é muito forte, para quem tiver a curiosidade de visualizar clique em ATENÇÃO abaixo \/.




Links úteis:

 Biografia de Don Alfredão
http://diariodoengano.blogspot.com/2010/07/biografia-de-don-alfredao.html

Contos de Don Alfredão:  O peludo da roçadeira.
http://diariodoengano.blogspot.com/2010/08/contos-de-don-alf-o-peludo-da-rocadeira.html

_____________________________________________________________________
Por: Henrique Fiorin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...