sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Automobilismo rural: Aranhas motorizadas de Alfredo Chaves - ES


Aranha: Modelo com melhor acabamento.
Tecnologia social ou “tecnologia do improviso”?!


No final dos anos 1990 e começo dos 2000, surge uma forma de “reciclagem” automobilística, que tem como objetivo reutilizar automóveis que teoricamente estariam fora de circulação no município de Alfredo Chaves, no interior do Espírito Santo, oficinas caseiras dão um destino aos veículos com tração traseira. Ali, eles são transformados em pequenos utilitários. Veículos de carga utilizados nas propriedades rurais para o transporte e escoamento da produção agrícola. Em Alfredo Chaves, município montanhoso localizado na região sul / serrana do Espírito Santo, produtor de bananas e leite, circulam centenas desses utilitários batizados de “Aranhas”.

Aranha: Modelo utilizado na agricultura
As “Aranhas” são utilizadas para subir as encostas íngremes e passar por terrenos acidentados onde são plantadas as bananas e o café, além de servir como transporte entre pequenas distâncias dentro do próprio município. O espaço do carro é otimizado para o transporte da carga e para o combustível (gás butano/ gás de cozinha). Geralmente, do lado do carona vai a botija de gás, atrás, numa carroceria improvisada, vão os produtos. Nem sempre é assim, existem muitos modelos personalizados ou “customizados” ao gosto do freguês. Do carro (geralmente o fusca e a Brasília) usado, aproveita-se o chassi, motor e parte da lataria. No Oeste de Santa Catarina e no Rio Grande do Sul veículos parecidos são utilizados no transporte de fumo, frutas e hortaliças. Em grande parte do nordeste milhares de veículos são adaptados para fazerem o transporte público e transporte escolar.


Não sabemos ao certo quem foi o inventor deste utilitário customizado, se a ideia é de um inventor de Alfredo Chaves ou foi copiada de alguém e adequada a necessidade Alfredense, mas prometemos uma pesquisa mais aprofundada sobre as misteriosas “Aranhas de Alfredo Chaves“

Por: Henrique Fiorin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...