quarta-feira, 14 de março de 2012

Plantação de morango ganha destaque na terra do inhame



 Julio Huber

Conhecido pela forte produção de uvas e de inhame, o distrito de São Bento de Urânia, em Alfredo Chaves, está ganhando uma nova cultura que está sendo produzida nas partes mais altas da localidade: o morango. O pioneiro na produção da fruta na localidade é o produtor rural Ivan Pianzola, 33 anos.

Ele trocou as plantações de tomate e inhame e iniciou, há cerca de quatro anos, o cultivo de morangos. Segundo Ivan, o morango tem venda garantida e o mercado não é tão instável como acontece com o tomate. Além disso, segundo ele, em plantações de tomate são usados muitos agrotóxicos, diferente dos plantios de morango.

“Iniciei a produção de morangos e estou muito satisfeito com o resultado. A produtividade está sendo boa tanto no inverno, quando planto 20 mil mudas, quanto no verão, quando cultivo oito mil plantas. Atualmente a produção é entre 400 e 500 quilos de morango por semana. Já no verão a produtividade chega a 1,5 mil quilos semanais”, explicou Ivan.

Segundo o especialista em fruticultura do escritório do Incaper de Alfredo Chaves, Alciro Lamão Lazzarini, o município faz parte do Polo de Morangos do Estado e o cultivo de Ivan terá agora o acompanhamento do Incaper. O próximo passo é fornecer o selo de qualidade do município ao agricultor.

“Não sabíamos do plantio de morangos em São Bento de Urânia e foi uma surpresa muito boa encontrar essa produção. Vamos realizar o acompanhamento para que ele obtenha o selo de qualidade do município, que com certeza contribuirá ainda mais para a comercialização do produto”, garantiu Alciro.

 O secretário de Agricultura de Alfredo Chaves, Antônio Carlos Petri, disse que o morango é mais uma cultura que pode ser agregada à diversificação agrícola no município. “Quanto maior a diversificação, menos risco o agricultor corre de ter prejuízo na comercialização”, afirmou o secretário.

De acordo com Petri, em Alfredo Chaves é possível cultivar uma infinidade de plantios. “O município parte de menos de 20 metros de altitude em relação ao nível do mar e vai até mais de 1.200 metros de altitude. Com isso é possível produzir dezenas de cultivos. Essa diversificação é muito boa para os agricultores”, informou o secretário.


Fonte: http://www.montanhascapixabas.com.br/index.php?x=materia&codItem=4010&codArea=6



 Envie também sua Matéria para:
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...