quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Alfredo Chaves, ES - Aniversário de 120 anos.

A comemoração relembra a história de Alfredo Chaves.

O município de Alfredo Chaves conhecido pelos seus atrativos turísticos com famosas cachoeiras e vales completa no próximo dia 24 de janeiro, 120 anos de emancipação política e para celebrar a data, a prefeitura prepara uma manhã com comemorações cívicas e singelas e homenagens.



A partir das 8 horas será realizado o hastemento da Bandeira e execução do Hino Nacional e apresentação da Banda Municipal Lyra Alfredense. Na oportunidade o prefeito da cidade, Fernando Videira Lafayette como faz em todos os anos irá homenagear com honras um servidor aposentado que se destacou nos serviços prestados ao município.

Quem receberá as homenagens neste ano será a servidora municipal, Irene Thom Piva que recentemente aposentou-se. “Estou muito feliz e satisfeita em ser lembrada desta forma. Podem contar com a minha presença”, confirmou a Dona Irene ao receber o convite.


“É uma forma demonstrar o nosso reconhecimento por aqueles que se dedicam a vida pública e são grandes responsáveis pelo desenvolvimento do município”, declarou o prefeito.

Na sequência das homenagens será servido um café cultural na Escola Municipal da sede, Ana Araújo.


HISTÓRIA

Alfredo Chaves é um dos municípios capixabas colonizados por europeus, sendo a maioria italianos. A partir de 1877, as terras do município começaram a receber grandes grupos dessa etnia, dispostos a trabalhar na lavoura e a fazer fortuna.


O território inicialmente passou a chamar-se Alto Benevente, em virtude do principal rio, o Benevente, o qual utilizaram para a chegada às terras alfredense e utilizado para o transporte de barcos e grandes balsas.


Em 1878, novos imigrantes italianos chegaram e continuaram a subir o rio para se fixarem nos vales acima de Alto Benevente. Evitando assim, as constantes enchentes e os ataques dos índios.


Nesse mesmo ano, Dom Pedro II envia ao ministro da colonização, o engenheiro Alfredo Rodrigues Fernandes Chaves, para expulsar os índios instalados nas fazendas Togneri e Gururu. O município recebe o nome Alfredo Chaves em homenagem ao Ministro da Colonização.

Depois, em 24 de janeiro de 1891, a cidade foi emancipada politicamente.



Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação-PMAC

Luziane de Souza

TEL: 27 3269-2724

Fonte: http://www.alfredochaves.es.gov.br/default.asp

__________________________________________
Henrique Fiorin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...