domingo, 27 de novembro de 2011

Maior Produtor de Inhame do Brasil - São Bento de Urânia - Alfredo Chaves - ES

O taro ‘São Bento’ 

Jandir Gratieri com o "Taro São Bento"


A primeira cultivar de inhame genuinamente capixaba foi apresentada em Agosto de 2008 pelo Incaper, recebendo o nome de São Bento em homenagem ao local onde foi encontrado pela primeira vez, em 1989, no distrito de São Bento de Urânia, em Alfredo Chaves, pelo produtor rural Jair Pianzoli. A partir de 1995, a equipe do Incaper passou a pesquisar o rizoma, confirmando estabilidade de produção, sendo, em Abril de 2008, realizada sua inscrição no Registro Nacional de Cultivares, do Ministério da Agricultura, sob nº 22.987.

Vídeo abaixo foi produzido por alunos da rede de ensino publico do município de Alfredo Chaves - ES e exibido na 2ª Mostra Capixaba de Audiovisual Rural, "Taro São Bento"

"Taro São Bento" (Alfredo Chaves - ES)


Vídeo retirado do canal: http://www.youtube.com/user/Tiagoavelino2008

 O Programa Agronegócios mostra para você que a tecnologia e o manejo correto são sinônimos de alta produtividade que é o que a família Gratieri consegue com a plantação de Inhame São Bento em Alfredo Chaves/ES.

Programa Agronegócios



O taro ‘São Bento’ é uma raiz tuberosa com produtividade 30% superior às variedades tradicionais cultivadas no Espírito Santo. Por apresentar plantas vigorosas e rizomas de excelente aspecto comercial, apresenta- se mais propício ao atendimento dos mercados, principalmente os externos. É a hortaliça com maior cultura local: são cerca de mil produtores que cultivam, anualmente, 60 mil toneladas, com produtividade média de 20 toneladas/ha, em diversas altitudes, o que resulta em safra o ano inteiro, emprestando ao cultivo destaque no cenário nacional para o Espírito Santo.


Sobre a pesquisa do INCAPER


Matéria na revista AGROBRASIL




 Envie também sua Matéria para:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...