sexta-feira, 1 de abril de 2011

CONTOS DE DON ALF: Morto Vivo no Engano!




O texto descrito abaixo é verídico, ocorreu há 13 anos.
  
Os nomes reais dos personagens desta história foram modificados.



O Engano nos proporciona histórias bem interessantes e até intrigantes, e não será diferente nesta que Don Alf nos confidenciou.


Em meados de 1999 a família de Josivaldson estava fazendo uma pequena reforma na casa e como já estava no acabamento, faltando somente algumas pedras de mármore, para isto o Sr. Valkynoris, patriarca da família e avô de Josivaldson resolveu contratar os serviços de uma marmoraria de Cariacica que ofereceu melhor serviço e baixo custo, porém havia a distância como empecilho para esta empresa, que não poderia custear diárias ou transporte aos seus funcionários para que fizessem o serviço no Engano que se situa a quase 100 km da matriz da empresa. Diante de tal, o Sr. Valkynoris ofereceu acomodações e alimentação para os funcionários que iriam executar o serviço, e acertou com a gerente da marmoraria o dia que eles poderiam viajar para o Engano e que cairia em um feriado de quinta-feira e podendo utilizar o fim de semana para trabalhar.


Chegado o dia da viagem os funcionários – Anacleto e Ariclenes - entraram no ônibus em Cariacica as 06:15 e desceram no centro de Alfredo Chaves as 07:50 onde, o Sr. Valkynoris e seu neto Josivaldson foram buscá-los, pois ainda seriam 16 km do centro até o distrito de Engano. Durante este percurso o Sr. Valkynoris explicava a Anacleto como seria o serviço e Ariclenes conversa com Josivaldson sobre a diversão que poderia ter a noite no Engano. Quando chegaram ao Engano já foram logo adiantando o serviço enquanto o almoço não ficava pronto. Após fazer todas as medições eles foram almoçar e esperar o caminhão que iria levar as pedras de Mármore, enquanto este não chegava Anacleto e Ariclenes resolveram dar uma volta pelo lugarejo, voltando algumas horas depois quando o caminhão já os esperava para descarregar as pedras e iniciar a colagem nos locais medidos. O trabalho só foi parar lá pelas 22:00 quando todos foram jantar e logos após alguns foram dormir, mas Ariclenes foi até o quarto onde Josivaldson esperava o começo de um filme de guerra e pediu se poderia assistir também, enquanto Josivaldson estava na cama, Ariclenes se deitou em um colchão que estava no chão.

Terminaram de assistir a novela e logo depois começou o filme de guerra que gerou uma boa discussão sobre o que as nações “ganhavam” com as guerras. Conforme o filme transcorria os dois faziam comentários sobre detalhes. Em determinado momento Josivaldson percebeu que Ariclenes não mais fazia seus comentários, e resolveu olhar para ele, quando levou um grande susto, pois, Ariclenes permanecia estático e com os olhos abertos, mas sem balbuciar sequer um suspiro. Então Josivaldson desceu da cama e começou a mexer no seu pé tentando acordá-lo, porém, suas tentativas foram em vão, Ariclenes permanecia na mesma posição com os olhos abertos sem ao menos respirar.

Neste momento Josivaldson ficou muito assustado, qualquer um imagina isso, que você leitor também está imaginando, agora pense em um menino que havia completado apenas seus 12 anos.

Então saiu correndo pela casa e foi chamar Anacleto e seu avô Valkynoris que também ficaram muito assustados quando viram a situação e Anacleto começou a se desesperar e a gritar no quarto, e foram longos 10 minutos de angústia, até que o “morto” também desse seu grito escalafobético:


 - ÔÔÔ Ô caaaaaaaaaaanário!!!!!!! Cala a boca que eu quero dormiiiiiiiiiiiirrrrrrrr!!!


Nessa hora já deu para perceber que ninguém havia morrido, o susto passou o serviço acabou e a história ficou!


No dia seguinte Ariclenes informou a todos que sofria de um distúrbio muscular denominado Distrofia Muscular Facio-Escápulo-Umeral – FSH.


Fonte:

Livro - “ Memórias póstumas (ou não) de Don Alfredão R. F. C ”





Leia sobre a doença.



Distrofia Muscular Facio-Escápulo-Umeral – FSH:

Incidência: 1/20.000 nascimentos de ambos os sexos.

Atinge os músculos da face e da cintura escapular (ombros e braços). O início dos sintomas ocorre normalmente entre os 10 a 25 anos de idade e o mais comum é o dormir de olho aberto. Fraqueza precoce dos músculos dos olhos (abrir e fechar) e da boca (sorrir, franzir, assobiar) são características da doença, assim como a fraqueza dos músculos que estabilizam a escápula.

Na maioria dos casos, o comprometimento é leve e o paciente poderá andar e ter uma vida normal, mesmo com o aumento gradativo das dificuldades.


Fonte:



____________________________________________________
Por: Henrique Fiorin
E-mail: diariodoengano@gmail.com

Um comentário:

  1. Bixo.... como vcs conceguem essas historias ????
    lkkkkkk.... muito bom.....kkkkkk

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...