... É MUITO PROVEITOSA !
Dê onde surgiu o nome pelada?
Aquele joguinho sábado de tarde, entre amigos, com muito balão e furadas de bola: a pelada é a verdadeira paixão nacional. De tão importante para a vida brasileira, a palavra pelada como sinônimo de partida ruim ou amadora de futebol não tem apenas uma origem, explica o professor de Português Ari Riboldi. No mínimo, três versões disputam a primazia:
1) Viria da palavra pé, já que, no futebol de rua, todos metem o pé descalço na bola, correm atrás dela sem respeitar as regras, sem juiz, sem uniformes.
2) O termo poderia ser originado do verbo pelar, pois houve um tempo em que se jogava esse futebol informal e de rua com bolas de borracha que, atiradas com força, literalmente pelavam os pés ou, ao menos, deixavam marcas vermelhas na pele.
3) Outra origem poderia ter vindo dos campos carecas em que se joga na maioria das vezes. Enquanto os campos dos profissionais são belos tapetes de pura grama bem cortada e bem cuidada, nas peladas de rua e de várzea as canchas têm, no todo ou em parte, pura terra - são peladas.
O aspecto etimológico da palavra tampouco dá grandes certezas. Pelada pode ter vindo da palavra latina "pila", que significava bola. Daí teria surgido pelota, termo espanhol, encampado pelo português como sinônimo de bola de futebol. No entanto, há uma certeza, e essa é absoluta, diz o professor: pelada nada tem a ver com mulher nua. Quando falamos de mulher pelada, estamos usando uma palavra que é o particípio do verbo pelar, ou seja, a que tirou a pele.
Porém existe a verdadeira versão...
Dos primórdios da invenção do futebol até o Brasileiro/Inglês Charles Muller fazer uma visita a nossa querida terra “ENGANO” por volta de 1860, durante uma conversa de Boteco com famosos do local, Bacaría e Don Alfredão, Muller descreveu os aspectos táticos, físicos e logísticos do football, para os dois que ouviam e anotavam com muita atenção as dicas.
Apartir deste dia, de fato surge o futebol no “ENGANO” Brasil, que posteriormente os clubes de remo (esporte mais difundido no Brasil até a chegada do futebol) incluem este novo esporte que se tornaria o que todo mundo conhece hoje. Porém no começo futebol era uma atividade proibida e até pouco tempo atrás durante a ditadura militar, devido a toda essa censura, os “jogadores” utilizavam de uma artimanha para se reunir e fazer a bexiga rolar.
Na época a poligamia, e a “putaria” mesmo eram totalmente aceitas, então todos os homens casados e amantes do futebol, estabeleceram com suas mulheres dois dias na semana que eles se encontrariam nas peladas, nome que na época se dava as casas da mais antiga profissão do mundo.
Com toda essa jogada, os homens da cidade podiam burlar a regras e repressões militares, assim podendo jogar e assistir as proibidas partidas que posteriormente ficaram conhecidas nacionalmente como peladas, tudo devido à forte repressão ao futebol trazido por Charles Muller para a nórdica terra de “ENGANO”.
http://noticias.terra.com.br/educacao/vocesabia/interna/0,,OI3585441-EI8403,00.html
“ Memórias póstumas (ou não) de Don Alfredão R. F. C ”
Nenhum comentário:
Postar um comentário