domingo, 27 de novembro de 2011

Maior Produtor de Inhame do Brasil - São Bento de Urânia - Alfredo Chaves - ES

O taro ‘São Bento’ 

Jandir Gratieri com o "Taro São Bento"


A primeira cultivar de inhame genuinamente capixaba foi apresentada em Agosto de 2008 pelo Incaper, recebendo o nome de São Bento em homenagem ao local onde foi encontrado pela primeira vez, em 1989, no distrito de São Bento de Urânia, em Alfredo Chaves, pelo produtor rural Jair Pianzoli. A partir de 1995, a equipe do Incaper passou a pesquisar o rizoma, confirmando estabilidade de produção, sendo, em Abril de 2008, realizada sua inscrição no Registro Nacional de Cultivares, do Ministério da Agricultura, sob nº 22.987.

Vídeo abaixo foi produzido por alunos da rede de ensino publico do município de Alfredo Chaves - ES e exibido na 2ª Mostra Capixaba de Audiovisual Rural, "Taro São Bento"

"Taro São Bento" (Alfredo Chaves - ES)


Vídeo retirado do canal: http://www.youtube.com/user/Tiagoavelino2008

 O Programa Agronegócios mostra para você que a tecnologia e o manejo correto são sinônimos de alta produtividade que é o que a família Gratieri consegue com a plantação de Inhame São Bento em Alfredo Chaves/ES.

Programa Agronegócios



O taro ‘São Bento’ é uma raiz tuberosa com produtividade 30% superior às variedades tradicionais cultivadas no Espírito Santo. Por apresentar plantas vigorosas e rizomas de excelente aspecto comercial, apresenta- se mais propício ao atendimento dos mercados, principalmente os externos. É a hortaliça com maior cultura local: são cerca de mil produtores que cultivam, anualmente, 60 mil toneladas, com produtividade média de 20 toneladas/ha, em diversas altitudes, o que resulta em safra o ano inteiro, emprestando ao cultivo destaque no cenário nacional para o Espírito Santo.


Sobre a pesquisa do INCAPER


Matéria na revista AGROBRASIL




 Envie também sua Matéria para:

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Crendices e Superstições da “Roça” Com Comentários Enganísticos


Todos nós temos algum grau de crendice herdada da mistura de culturas e ou senso comum formado pelas observações pseudo-científicas de diversas situações, porém, devemos saber até onde essas crendices podem ser toleradas sem prejudicar a vida das pessoas.

Espero que se divirtam:

 Crendice-----------------------------------------------Comentário

Sobre doenças
  • Urinar contra o vento dá gonorreia. (Na verdade se molha todo)
  • A urina do sapo, cega. (Cuidado! Vai ficar sem ver perereca...)
  • Urinar em cima de tijolo quente é bom para urina presa (anúria). (E também deixar o pedreiro puto da vida)
  • Uma ferradura afixada numa porta evita que a doença entre na casa. (Na verdade vai parecer um estábulo)
  • Encharcar um pedaço de pão com a saliva de criança acometida de coqueluche e dando-o para um cão comer, a doença transfere-se para o animal. (Eu diria que é uma falta de consideração com o cachorro...)
Sobre mau-olhado, azar, olho-grande
  • Matar um grilo traz azar. (Principalmente se for perto de um biólogo)
  • Matar um urubu atrasa a vida. (Concordo, vai ser perseguido por 35 milhões de flamenguistas)
  • Um colar feito com sete cabeças de alho previne contra o mau-olhado. (Na verdade, adianta sua ida para o hospício)
  • É mau agouro colocar tições em forma de cruz no fogo. (E pode queimar a mão também)
Ligadas à gravidez, ao nascimento ou recém-nascido
  • Não deve pular cerca, senão a criança nascerá aleijada (Ou você também pode se aleijar)
  • Quando a grávida tem desejo e não é atendida, a criança nasce de boca aberta ou fica "babão", e quem não atende fica com terçol (P*ta m*rd*! Só por causa de um bolo de cal de parede estou babando até hoje?)
  • Criança que ri dormindo está sonhando com os anjinhos (Ou “mijando” na cama)
  • Para passar soluço do nenê, deve-se colocar na testa do mesmo um fiapo de lã, de preferência vermelho; colar com a saliva da mãe (Com certeza, vermelho fica muito mais cool)

Outros assuntos

  • Para obter um sono leve basta colocar sob o travesseiro um esporão de quero-quero. (Toma-toma, desculpa não podia perder a piada hehe)
  • Menino que brinca com fogo, urina na cama. (Na verdade se queima a urina é porque tomou muita água e não foi no banheiro)
  • Urinar na água é o mesmo que urinar na cara da madrinha. (Desculpa, foi sem querer madrinha)
  • Botar sal no fogo é atraso na vida. (Uma dica: Salgue a carne antes de jogar na grelha e de acender o fogo)
  • Cobra não morde mulher menstruada por que, se o fizer, morrerá. (Pensando em algumas mulheres que conheço, nem precisa estar menstruada não hehe)
  • Mulher grávida não deve portar uma chave no seio, pois se assim proceder, a criança pode nascer com lábio leporino. ( E se portar na calcinha ... bom, deixa prá lá ...)
  • Se a gestante apresentar a barriga arredondada, nascerá uma mulher; se mostrar-se pontuda, virá um homem. (Isso mostra que o problema com peso das mulheres não á só na fase adulta)
  • Pendurando-se uma aliança em fio de cabelo da gestante, se o seu movimento for para frente e para trás, virá um menino; se for lateral, nascerá uma menina. (Quem precisa mais de ultra-som, diante de uma ciência dessa?)
  • Derramar açúcar traz sorte (Se sorte é outro nome para formiga, eu concordo)
  • Quando o grilo canta dentro de casa é sinal que se receberá dinheiro (Aqui em casa é sinal de que deixei a porta ou janela aberta)
  • Para mordida de cobra tomar meia garrafa de querosene e comer um prato de farofa com bacalhau assado na brasa. (O querosene eu dispenso, mas se der para fazer bacalhau antes de morrer me convida) 
  

 
Pseudo-ciência


 Está rindo ? Vai dizer que nunca acreditou em pelo menos uma destas crendices ?


 Envie também sua Matéria para:

sábado, 12 de novembro de 2011

Relato da caminhada da Estação Mathilde x Ibitiruí x Estação Matilde, Alfredo Chaves-ES 05/11/2011

Por: Roberto Sarti » 10 Nov 2011, 13:27 

 
Nossa aventura começa as 6:30 h da manhã, horário em que o Emerson passou lá em casa, em Guarapari, pra juntos irmos até Mathilde, em Alfredo Chaves-ES para começarmos nossa caminhada. Chegamos em A. Chaves (40 km) por volta de 7:30 h e fomos tomar um café pra aguentar a jornada. Já havíamos comprado o lanche (que na verdade eram somente 1 penca de bananas) e a água mineral em 2 garrafas de 500 ml. Rapidamente saímos de A. Chaves e seguimos em direção a Mathilde (18 km) de onde partiríamos para nossa caminhada. Chegamos a Estação Ferroviária de Mathilde por volta de 8:05 e após guardarmos roupas e capacetes no baú da moto, seguimos pela ferrovia em direção ao distrito de Ibitiruí, também conhecido como “Engano”. 

Estação de Matilde
Logo no início da caminhada tem-se a linda imagem da Cachoeira Engenheiro Reeve, com cerca de 70 metros de altura, muito procurada para a prática do rapel. Seguimos caminhando e curtindo as belezas do caminho. Fazíamos algumas paradas pra fotos, ou pra tomar água, comer umas bananinhas...pela ferrovia tem-se um desgaste grande nas juntas e articulações, por causa do relevo de pedras e o descompasso em se caminhar por sobre dormentes. A passada não é regular, igual. Muito cansativo, mas vale a pena. Caminhar sobre trilhos nos traz uma nova visão sobre a natureza entrecortada pela ferrovia.


Cachoeira de Matilde
Acima e abaixo, vista da Cachoeira de Mathilde.

Cachoeira de Matilde

A caminhada era relativamente curta, cerca de 10 km pelos trilhos, mais 8 km pela estrada de terra retornando ao ponto de partida. Fomos batendo papo, tirando fotos, apreciando as diferentes paisagens que surgiam, os pássaros, riachos, pequenas nascentes e outras tantas atrações. Passamos por dois pontilhões, o que pra nós já é normal. Algo que sempre me chama a atenção nas caminhadas pelos trilhos é o silencio, somente interrompido pelo canto dos pássaros, ou cachoeiras, ou ainda o vento uivando nas árvores.
Estação de Ibitiruí "Engano"





 Após 2:40 h chegamos ao fim da linha, ou pelo menos da nossa linha: a Estação de Ibitiruí. A partir dali seria o retorno pela estradinha de terra batida, onde alcançaríamos o segundo objetivo: a Cachoeira da Vovó Lúcia. Lugar lindo, mas sem nenhuma placa de indicação ou divulgação.
Igreja Católica de Ibitiruí "Engano"
Pontilhão













Chamamos o pessoal da casa, e quem nos atendeu foi o Gerson, um rapaz super gente boa que iniciou um animado bate papo, falando sobre a Cachoeira, o tempo em que ele viveu em Guarapari e nos levou para conhecer as duas quedas d’agua, que compõem a Cachoeira. Realmente um lugar de rara beleza.


1ª Queda da Cachoeira Vovó Lúcia em Ibitiruí

Foi conversando sobre os planos e projetos que ele tem pro lugar, das pessoas que sempre visitam e passam o dia na Cachoeira e após uns 20 minutos, nos deixou e nos deu liberdade pra conhecer e permanecer no local. Varias fotos depois, descemos até a segunda queda, que é mais bonita do que a primeira queda, onde por já estarmos suados e um pouco cansados dos trilhos, resolvemos nos refrescar. A água estava numa temperatura muito agradável e convidativa ao banho. Bora então....rsrs..


Primeira queda....




Segunda queda....





 Após o renovo proporcionado pelo banho, seguimos viagem pela estradinha, restando então aproximadamente 7 km até a Estação de Mathilde, nosso ponto de retorno.


Lugar simples, fica num vale entre as Cachoeiras de Mathilde e da Vovó Lúcia. A hora foi passando e já era mais de 1 da tarde, pois ficamos bastante tempo na Cachoeira, recuperando as energias. Continuamos com belas paisagens a nos rodear, até que saímos no asfalto, próximo a cachoeira de Mathilde.


Roberto Sarti
Dali a estação era quase 1 km. Chegamos a Estação e pudemos ver que estava toda enfeitada, por conta da comemoração de 101 anos de fundação e 1 ano de restauração. A nova estação é um ponto turístico com alto índice de visitação pública, pois oferece além de fotos antigas que nos levam a uma viagem no tempo, música, objetos da época e uma lojinha com produtos caseiros e artesanato.

Cachoeira da Vovó Lúcia em Ibitiruí

Ainda tem o túnel que também é bastante procurado por aventureiros que descem na mais completa escuridão, apenas tateando o piso e as paredes (essa é a aventura) e depois retornam escada acima.


Túnel de Matilde
O túnel fica a cerca de 1,5 km da estação ferroviária. Mathilde também conta com duas áreas de camping, com total infraestrutura e muito procurada em feriados e carnaval. Uma das áreas de camping conta com chalés a R$ 120,00 a diária (preço dessa data) com café da manhã e almoço incluso. Pra se ter uma ideia, talvez não se achem mais vagas nos chalés para o carnaval 2012. A diária para acampar é de R$ 20,00 por pessoa.







O telefone de lá é 027 3269 2040. Já o telefone do Gerson, da Cachoeira da Vovó Lúcia é 027 9988-7205.

Minha próxima caminhada será de Ibitiruí x Vargem Alta-ES, cerca de 30 km, que pretendo fazer em dois dias. Está marcada para o fim de Novembro, mas vamos ver se vai dar tudo certo.....






Todas as fotos dessa caminhada no facebook http://www.facebook.com/media/set/?set= ... 035&type=3

Vlw.......








 Envie também sua Matéria para:
 
 
 

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Vila Valério de "Mata a Município" - Novo livro de Altair Malacarne

"A história de pioneiros heróicos" 

Nosso querido amigo Altair Malacarne já fez uma postagem aqui no "Diário do Engano"

Veja aqui: http://diariodoengano.blogspot.com/2011/09/quem-matou-reeve-por-altair-malacarne.html


Compre o livro em:

- Vila Valério ou São Gabriel da Palha
- Pelo Tel: 9738-7560

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Vinheta Oficial do Blog "Diário do Engano"

Esta vinheta estará presente em vídeos que forem de autoria dos editores do blog "Diário do Engano".
A vinheta é simples, porém, visa caracterizar as matérias ou notícias que são de autoria do blog.





Obs.: A musica utilizada na vinheta é livre de direitos autorais, e as imagens foram obtidas no programa "google earth".

Musica: Sacred Cobolt Candidum - DanoSongs

Free Royalty Free Music by DanoSongs.com

http://www.danosongs.com/



____________________________________________________
Por: Henrique Fiorin

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Comemoração de 1 ano do restauro da Estação Matilde - Alfredo Chaves - ES


Evento comemorativo de 1 ano do restauro da Estação Ferroviária de Matilde.


Dias 04, 05 E 06 de Novembro
Confira a programação:

04 de nov - Osquestra M. Alto Benevente e Exposição Fotográfica de Fabio Machado
05 de nov - Parabéns para a Estação e Coufee Breack
05 de nov - Exposição de desenhos infantis, Coral M. Stª. Cecília e Banda M. de Lira alfredense
06 de nov - Celebração religiosa ''Missa de Angelis''

Realização: Sec. Mun. de Turismo e Cultura. - Prefeitura de Alfredo Chaves.

www.alfredochaves.es.gov.br




 

Exposição Fotográfica em Matilde


Ensaio Bia Delgado

____________________________________________________
Por: Henrique Fiorin
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...